sábado, 21 de maio de 2011

Seminário discute a extração e os desafios do pré-sal

Regulamentar a extração do petróleo e a apropriação socioeconômica da riqueza na perspectiva de desenvolvimento sustentável é o que se pretende.  Com o objetivo de alcançar este cenário, o seminário As Riquezas Brasileiras do Pré-Sal, As Alternativas para o Desenvolvimento Social e Fortalecimento dos Mecanismos de Proteção Ambiental foi realizado entre os dias 16 e 17 de maio, no Hotel Vilamar, em Salvador.

Durante os dois dias, secretários estaduais, professores, estudantes universitários, formadores de opinião, dirigentes sindicais, movimentos populares, parlamentares e gestores públicos estiveram discutindo o assunto.

De acordo com o coordenador executivo do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Mário Augusto de Almeida Neto, o principal debate se faz em  como deve ser utilizada esta riqueza brasileira e qual a melhor destinação para diminuir as desigualdades regionais e, ao mesmo tempo, garantir investimentos em educação, cultura, inovação tecnológica e combate a pobreza.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, defendeu que, para que os recursos do pré-sal tenham impactos sociais positivos, será necessária a distribuição equitativamente entre os estado e a utilização dos recursos financeiros para o desenvolvimento de novas fontes de energia, com a distribuição da geração de renda, levando em conta as vocações regionais e priorizando a inclusão social e a preservação do meio ambiente.

“Todos nós sabemos que a energia do petróleo e do carvão são as mais poluentes. Isso não quer dizer que não devamos aproveitar esse potencial, mas que esse esteja aliado à pesquisas por energias mais limpas. Um dia o petróleo vai acabar e precisaremos de políticas que substituam estas fontes, para que o desenvolvimento seja sustentável, e não um ciclo”, avaliou Spengler.

A secretária Chefe da Casa Civil da Bahia, Eva Maria Del Chiavon, falou sobre a apropriação socioeconômica extraída da riqueza do pré-sal, focada na necessidade de investimentos em inovação e educação com estratégias para incluir a população nas atividades socioeconômicas.

Fundo social - Na ocasião, ainda foi discutida uma proposta de criação de um fundo social para beneficiar a população de baixa renda, por parte do governo federal. No fundo, pretende-se depositar os benefícios econômicos dessa atividade de extração, além da aplicação dos recursos em programas de combate à pobreza.

Com as novas descobertas da camada pré-sal, a Petrobrás informou que a meta é alcançar, em 2017, produção superior a um milhão de barris de óleo. Segundo o gerente de Exploração Produção da estatal, Antônio Rivas,  alcançar esse objetivo significa gerar emprego e renda para a população, além de motivar a identificação da encomenda de equipamentos no Brasil e, principalmente, mão de obra.

Fonte: Ascom/Sema   

Nenhum comentário:

Postar um comentário